UH nº 111/20 – ABV elege principais pontos de gargalos em Viracopos e pede apoio dos Despachantes Aduaneiros na solução
Prezado(a)s Associado(a)s
São Paulo, 21 de outubro de 2020
UH 111/20
ABV elege principais pontos de gargalos em Viracopos e pede apoio dos Despachantes Aduaneiros na solução
Um estudo feito pela ABV (Aeroportos Brasil Viracopos), Concessionária gestora do aeroporto de Campinas, aponta que diante do cenário de transição da utilização de documento físico para o modelo on line é nítido o aumento no tempo de resposta ao cliente, e observa-se que os motivos são diversos.
Além das responsabilidades e questões estruturais já citadas pela própria ABV em um “Comunicado” nas últimas semanas, foi constatado pontos onde os importadores e seus representantes Despachantes Aduaneiros podem colaborar.
Confira abaixo as informações complementares do comunicado ABV e, ao final dele, um pedido de apoio aos Despachantes Aduaneiros para seguirem algumas recomendações.
“Percebe-se o aumento de reenvios de protocolos já finalizados, aumento de ligações e e-mails indicando atrasos e erros nos processos, reclamações, a necessidade de acompanhamento de integração dos dados da carga para emissão da armazenagem, entre outros.
Estamos empenhados em aperfeiçoar o processo como um todo, mas para isso é imprescindível que cada cliente tenha todo o cuidado e atenção aos pontos que impactam no atendimento e agilidade do processo, os quais são:
- E-mails cadastrados incorretamente na solicitação do Portal Fluig: (impede o recebimento das notificações e finalização do protocolo com DA anexo);
- Documentos enviados sem o recebimento total da carga: (demanda um tempo de analise até a identificação de que a carga não está recebida); (comunicado desde 2018)
- Documentos incompletos: (demanda tempo de verificação e o protocolo é cancelado, gerando desperdício de mão de obra para ambas as partes); (comunicado desde 2018);
- Pendencias de Cadastro: (caso o cliente não possui cadastro, realizar através do portal e na solicitação da armazenagem informar no campo de observação o número do protocolo de cadastro), evitando assim o cancelamento do protocolo por falta de cadastro.
- Informações de retorno nas notificações: (qualquer pendência ou inconsistência apresentada na solicitação é notificado ao cliente no protocolo finalizado, porém, o cliente não se atenta a notificação);
Todos estes motivos, além de outros, impactam no fluxo do processo de geração da armazenagem, na agilidade do atendimento, inúmeros e-mails e ligações além dos retrabalhos.
Portanto, gostaríamos do costumeiro apoio do SINDASP na orientação aos Despachantes Aduaneiros quanto aos comunicados abaixo, que também estaremos reforçando nos nossos canais de informações”
Documento 1 – COMUNICADO TARIFAÇÃO 1
Documento 2 – COMUNICADO TARIFAÇÃO 2
Atenciosamente,
Marcos Farneze
Presidente